Nada é mais importante na educação do que o ensino de arte. Por meio da sensibilidade e da expressão artística o homem se humaniza. A música, dentre as artes, tem papel preponderante nesse sentido, por razões que não cabem explorar no momento.
Assim, pode-se abrir a mente dos jovens para muitas vivências sonoras e mostrar-lhes como é grande e colorido o mundo musical universal, bem diferente daquele que ele vê na TV.
A educação física desenvolve o físico enquanto a música desenvolve a mente, equilibra as emoções proporcionando paz de espírito, na qual o indivíduo pode melhor concentrar em qualquer campo de pesquisa e do pensamento filosófico.
Aulas de música na infância realmente desenvolvem o cérebro. Pesquisadores alemães descobriram que a área do cérebro utilizada para analisar tons musicais é, em média 25% maior nos músicos. Quanto mais cedo começar o treino musical maior a área do cérebro desenvolvida. Depois de aprenderem as notas musicais e divisões rítmicas os estudantes de música tiveram notas 100% maiores que seus companheiros que tiveram aulas de frações pelos métodos tradicionais.
A Universidade da Califórnia em Irvine, descobriu que após seis meses tendo aulas de piano, crianças pré-escolares tiveram desempenho 34% melhor em testes de raciocínio tempero-espacial que aquelas que não tiveram, nenhum treino ou aquelas que tiveram aulas de informática.
Pesquisadores acreditam que a música é uma forma superior de ensinar os estudantes primários o conceito de frações. Crianças que estudam música saem-se melhor na escola e na vida, normalmente recebem notas mais altas nos testes de aptidão escolar.
No tempo do grande compositor Heitor Villa-Lobos foi introduzida na grade curricular a disciplina de música nas escolas do Brasil. Naquele tempo as crianças cantavam e formavam o Grande Coral apresentando-se em estádios de futebol, centros de convenções e outros especialmente em datas cívicas. Por motivos alheios aos mestres da música, tal disciplina foi mudada para Educação Artística, matéria com várias artes incluindo a música.
Assim a música foi ficando de lado, pois, a maioria dos professores com pouco ou nenhum conhecimento de música, contribuiu para o relaxamento da vida musical nas escolas.
O que aconteceu? O rendimento escolar caiu e o problema de disciplina e de drogas nas escolas aumentou. O gosto pela boa música ficou embotado pela moda trash.
Vendo toda a problemática acima descrita O HBE entende que já é hora de percebermos a importância da música na escola. Para tanto, introduziu a disciplina Educação Musical no fundamental 1 (do 2º ao 5º ano), oportunidade em que são trabalhados os elementos essenciais da música com a prática de flauta doce (padrão germânico). Na certeza de estarmos brevemente ouvindo nossas crianças em audições programadas pela escola, recebemos com alegria o apoio dos pais e dessa forma, partimos para o sucesso.