MOSTRA DO CONHECIMENTO

Mostra do conhecimento

 

  1. Tema

“O BRASIL QUE TEMOS, O BRASIL QUE SOMOS, O BRASIL QUE QUEREMOS”

 

  1. Objetivo
  • Despertar nos alunos o interesse por pesquisa científica;
  • Conhecer os Estados brasileiros na atualidade;
  • Estimular a produção científica;
  • Melhorar o nível cultural dos atores envolvidos no processo;
  • Conhecer a economia dos estados;
  • Promover o conhecimento político, cultural e geográfico dos estados brasileiros.

 

  1. Público alvo

Discentes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio do Colégio HBE e HBE

KIDS, docentes da instituição, comunidade em geral.

 

  1. Justificativa

Ao longo da Educação Básica, as aprendizagens essenciais devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho. Dessa forma justifica-se esse projeto, buscando o desenvolver as 10 competências trazidas pela BNCC.

 

  1. Procedimento

A pesquisa será realizada em grupo. Os alunos serão orientados por seus professores e monitores (alunos do 3° ano). Os mesmos deverão participar da elaboração do projeto escrito, acompanhar a construção da parte prática a ser desenvolvida e a apresentação para comunidade escolar. Trabalharemos com os Estados da federação.

Os estados brasileiros serão distribuídos nos grupos para melhor vivência dos conteúdos. Quatro temas serão estudados pelos alunos: história, localização geográfica, pessoas que se destacaram culturalmente e produto que contribui com o crescimento político/econômico do país.

 

5.1 Normas básicas de procedimento:

  • Elaboração de projeto escrito conforme normas da ABNT

“Conhecer as regras da escrita científica, suas metodologias e sua aplicabilidade, desde a mais tenra idade escolar, facilita o desenvolvimento do aluno ao chegar à academia. Ressalto ainda, que um dos papeis da escola básica é o de formar conceitualmente o aluno e não só conteudisticamente” (SOUZA, 2010).

  • O projeto deve ser entregue ao professor orientador, que mediante ajustes ou correções, se necessário, devolverá a equipe para desenvolvimento prático.
  • A apresentação à comunidade será pré-determinada em sua organização pela direção pedagógica e repassada aos professores orientadores.
  1. Avaliação

Todo processo avaliativo se dará de forma diagnóstica, mediadora e somativa.

Os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão avaliados perante três itens, valendo de (0 a 10)

  • Construção do projeto de pesquisa conjuntamente com os alunos sob sua orientação;
  • Organização e orientação do grupo o qual é monitor;
  • Disponibilidade, conhecimento do conteúdo e apresentação nos estandes do grupo o qual é monitor.

Os demais alunos terão sua nota formada pela média de pontos atribuídos ao        grupo pelo monitor aluno 3º ano (0 – 10), professor orientador (0 – 10), e equipe de avaliadores nos dias da mostra (0 -10).

 

  1. Disposições gerais
  • As regras para a apresentação dos estandes constam no anexo I.
  • As normas para comportamento disciplinar constam no anexo I.
  • Modelo de projeto de pesquisa para Mostra do Conhecimento HBE 2019, ABNT 2019.
  • Toda e quaisquer mudanças nesse regulamento só poderá acontecer mediante aprovação da equipe pedagógica, com aval escrito do Diretor Pedagógico, Prof. Reinaldo Simões.

 

Clique aqui para fazer o download dessa pagina sobre a MOSTRA DO CONHECIMENTO 2019.