Mostra do conhecimento
- Tema
“O BRASIL QUE TEMOS, O BRASIL QUE SOMOS, O BRASIL QUE QUEREMOS”
- Objetivo
- Despertar nos alunos o interesse por pesquisa científica;
- Conhecer os Estados brasileiros na atualidade;
- Estimular a produção científica;
- Melhorar o nível cultural dos atores envolvidos no processo;
- Conhecer a economia dos estados;
- Promover o conhecimento político, cultural e geográfico dos estados brasileiros.
- Público alvo
Discentes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio do Colégio HBE e HBE
KIDS, docentes da instituição, comunidade em geral.
- Justificativa
Ao longo da Educação Básica, as aprendizagens essenciais devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho. Dessa forma justifica-se esse projeto, buscando o desenvolver as 10 competências trazidas pela BNCC.
- Procedimento
A pesquisa será realizada em grupo. Os alunos serão orientados por seus professores e monitores (alunos do 3° ano). Os mesmos deverão participar da elaboração do projeto escrito, acompanhar a construção da parte prática a ser desenvolvida e a apresentação para comunidade escolar. Trabalharemos com os Estados da federação.
Os estados brasileiros serão distribuídos nos grupos para melhor vivência dos conteúdos. Quatro temas serão estudados pelos alunos: história, localização geográfica, pessoas que se destacaram culturalmente e produto que contribui com o crescimento político/econômico do país.
5.1 Normas básicas de procedimento:
- Elaboração de projeto escrito conforme normas da ABNT
“Conhecer as regras da escrita científica, suas metodologias e sua aplicabilidade, desde a mais tenra idade escolar, facilita o desenvolvimento do aluno ao chegar à academia. Ressalto ainda, que um dos papeis da escola básica é o de formar conceitualmente o aluno e não só conteudisticamente” (SOUZA, 2010).
- O projeto deve ser entregue ao professor orientador, que mediante ajustes ou correções, se necessário, devolverá a equipe para desenvolvimento prático.
- A apresentação à comunidade será pré-determinada em sua organização pela direção pedagógica e repassada aos professores orientadores.
- Avaliação
Todo processo avaliativo se dará de forma diagnóstica, mediadora e somativa.
Os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão avaliados perante três itens, valendo de (0 a 10)
- Construção do projeto de pesquisa conjuntamente com os alunos sob sua orientação;
- Organização e orientação do grupo o qual é monitor;
- Disponibilidade, conhecimento do conteúdo e apresentação nos estandes do grupo o qual é monitor.
Os demais alunos terão sua nota formada pela média de pontos atribuídos ao grupo pelo monitor aluno 3º ano (0 – 10), professor orientador (0 – 10), e equipe de avaliadores nos dias da mostra (0 -10).
- Disposições gerais
- As regras para a apresentação dos estandes constam no anexo I.
- As normas para comportamento disciplinar constam no anexo I.
- Modelo de projeto de pesquisa para Mostra do Conhecimento HBE 2019, ABNT 2019.
- Toda e quaisquer mudanças nesse regulamento só poderá acontecer mediante aprovação da equipe pedagógica, com aval escrito do Diretor Pedagógico, Prof. Reinaldo Simões.
Clique aqui para fazer o download dessa pagina sobre a MOSTRA DO CONHECIMENTO 2019.