O projeto Vida viva incorpora diversos conceitos ecológicos em sua construção, como preservação do meio ambiente, reflorestamento e urbanização, reaproveitamento de material reciclável, preservação, captação e reutilização de água da chuva, entre outros.
Entidades governamentais, não governamentais, famílias que residem no bairro e adjacências formam parcerias ao lado dos grupos de alunos e mestres que organizam o projeto.
Parcerias como essas são importantes para iniciarmos uma nova forma de educação ambiental, onde os alunos poderão aprender, na prática, a desenvolver estruturas e soluções que contribuam para a preservação ambiental. Depois de implantado, o projeto irá funcionar como uma oficina permanente dos conceitos ecológicos para os alunos. O colégio, tem alunos da Educação infantil ao ensino médio e todos podem e devem participar desse projeto ambiental.
“Diante da urgência do tema ambiental, num futuro próximo vemos a necessidade em estimular os alunos a tomarem interesse pelo desenvolvimento sustentável através do processo educativo e criação de novos hábitos que nem sempre nossos jovens trazem do seio familiar, fato que obriga a escola a tomar a frente, de forma a preencher a grande lacuna do desconhecimento da causa pela natureza.” – diz a coordenadora do projeto, Professora Lúcia Castro.
O primeiro passo aconteceu durante a semana do meio ambiente, quando os alunos mobilizados pelo tema, iniciaram a plantação de 100 árvores circundando o quarteirão onde se situa o prédio escolar, tendo como parceiro, a Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de João Pessoa, contando com o apoio do biólogo Anderson Fontes que não negou esforços para a concretização da tarefa.
A próxima etapa se inspira na reciclagem de material descartável, contando com a parceria da EMLUR, enquanto prossegue o plantio de árvores no Bairro dos Estados, conforme adoção de seus moradores.