UM CONVITE A SOLIDARIEDADE
HBE através do “Projeto Sal e Luz” trabalha em apoio à Pastoral da Criança que atua no Bairro da Torre. Liderado pela Coordenadora Lucia Castro, o Projeto conta com a participação de alunos voluntários da nossa escola, juntos temos a dupla responsabilidade: atuar diretamente à comunidade carente, ser verdadeiros agentes transformadores na sociedade.
Seu filho é um voluntário? PARABÉNS, pois você acredita que juntos transformaremos esse mundo, num mundo melhor.
Mais informações?
Procure a recepção da escola ou se informe pelo telefone: (83) 3243-9900
A escolha do nome: “Sal e Luz”
Em três livros da Bíblia encontramos referencia a esta fala de Jesus: vós sois o Sal da Terra a luz do mundo: no Evangelho de Marcos 9, 50; em Mateus 5, 13-14 e no Evangelho de Lucas 14,34.
Comentando estes trechos da Sagrada Escritura, acredito que também nós devemos ser sal, dentro da sociedade. “Devemos fazer,” “com que nossa presença e nossas atividades tenham o efeito que o sal tem para a comida, ou seja, como ele preserva o sabor do alimento, devemos, com nossas atitudes, preservar os valores. Devemos ser luz para iluminar o ambiente para que possamos nos encontrar e também impedir que alguém tropece.”
Enfim, essa palavra de Jesus, deve ter aplicação na nossa vida prática, que a nossa presença não passe despercebida na nossa caminhada no mundo, mas contribua com sua força. “Assim como o sal preserva a vida dos alimentos devemos preservar a vida no mundo”. que este projeto Sal e Luz ilumine o caminho de muitos, e como o sal, preservar os bons costumes e valores nos quais acreditamos”.
Pois é exatamente o objetivo iluminar o caminho das pessoas, preservar valores de humanidade, de cultura, de amor à arte, de fraternidade, de harmonia, de paz, de alegria neste mundo tão precisado deles. Lembrar às pessoas que existem outras possibilidades de vida além dessa rotina que se podem ver nos jornais, revistas e programas de tv: não só de escândalos vive a sociedade, mas de beleza, de felicidade, de solidariedade.
“Sal e Luz”
IMPLANTAÇÃO: DIA 23/ABRIL/2009
APRESENTAÇÃO: Um projeto social nasce do desejo de mudar uma realidade, são ações estruturadas e intencionais que partem da reflexão e de diagnóstico sobre uma determinada problemática e busca contribuir, em alguma medida para “um outro mundo possível”. É uma ação social planejada, estruturada em objetivos, resultados e atividades, baseada em uma quantidade limitada de recursos e de tempo.
META: Conscientizar os jovens da necessidade do cuidado com o outro e a importância de se construir um mundo mais justo e fraterno.
OBJETIVO: Proporcionar à comunidade escolar, a troca de valores éticos, a valorização da vida e principalmente a nossa contribuição na busca pela transformação do mundo.
FINALIDADE:
Despertar a consciência crítico-social dos alunos, visando posicionamentos de fraternidade e resgate da dignidade humana, possibilitando uma ação solidária dos mesmos junto a comunidades carentes mais próximas;
Descobrir o valor das ações solidárias, voluntárias e que eles possam perceber que não há recompensa maior nessas atividades do que compartilhar a alegria, mesmo que por alguns instantes, com aquelas pessoas que além de sentir fome, são abandonadas;
Reconhecer que é a nova força capaz de humanizar o mundo.
PROCEDIMENTOS:
Desenvolver atividades voluntariado educativo em apoio à Pastoral da Criança que atua em um bairro adjacente ao nosso Colégio. Nossos encontros com a comunidade acontecerão sempre no quarto sábado de cada mês, de 13:30h as 11:00h. Definição prévia das atividades como: pesagem das crianças para controle nutricional, atividades lúdicas (planejamento). Identificação do problema a ser resolvido (diagnóstico). Reflexão (avaliação nas diversas fases). Registro das ações (escrita, fotografada, filmada, etc.).Reconhecimento aos participantes (comemoração dos resultados). Desenvolver campanhas de arrecadação e doação (de alimentos, livros, brinquedos, agasalhos, material de higiene, etc.). O grupo de voluntários é formado por alunos do Fundamental II, orientados pela professora Socorro Ramalho que juntos têm dupla responsabilidade: além de atuar diretamente à comunidade carente, ser verdadeiros agentes transformadores na sociedade.